domingo, 5 de dezembro de 2010

Deus era mal?



Outro dia estava refletindo em o que eu sabia sobre o Velho testamento, e me veio um pensamento que “grudou” em minha mente: “porque Deus era ruim?”. 
Verdade!
Para algumas pessoas do Velho Testamento Ele me pareceu ruim. Lembra comigo quantas pessoas foram mortas por Suas Próprias Mãos ou por ordens diretas Dele: 
Logo no começo da humanidade já exterminou toda raça humana com exceção de Noé e sua família;
Depois de pouco tempo manda fogo do céu sobre as cidades de Sodoma e Gomorra, só salvando Ló e suas filhas (até a esposa, que olhou pra traz, virou sal!);
Os primogênitos de todo Egito foram exterminados no que seria a primeira de todas as páscoas, logo depois os guerreiros deste país foram mortos afogados;
Depois de peregrinar no deserto, Josué lidera guerreiros entre os Hebreus e aniquila populações inteiras;
No tempo que os Hebreus eram liderados por Juizes, estes foram responsáveis pela morte de tribos inteiras, todas por ordem expressa de Deus;
Depois vieram as mortes direcionadas por reis, também por ordem do Eterno. Enfim, multidões mortas por Deus, por quê? E por que hoje é diferente? Existem pessoas tão ruins quanto aquelas. Hoje! Por que isso não acontece agora? Deus só parece ser bom hoje.

Deus não criou todas as pessoas?  Não as ama sem fazer acepção? Porque então matou todas aquelas pessoas aparentemente sem dar uma chance de elas se mostrarem boas? Sem a oportunidade de elas ouvirem Dele e O conhecerem? 

Bom, Deus confortou meu coração com uma resposta direta, e ainda conflitou jogando a responsabilidade pra cima de mim:
A pergunta principal era: Por que Deus matou aquelas pessoas? 
A resposta dada: Por Amor!

Deus amou tanto aquelas pessoas que Seu coração doía só em vê-las se corrompendo cada dia mais e cada vez mais profundamente em pecado. Suas praticas pecaminosas deviam ser como uma auto-mutilação, uma morte lenta que resultaria em mais morte por contaminação se não fosse erradicada naquele momento. Contaminaria Seu povo eleito e escolhido, povo que ás vezes, já caía sozinho.

Mas e porque para eles não foi oferecido a salvação? Porque Jesus ainda não tinha sido enviado? Não! Não é só por isso. Deus conhece o coração de cada ser criado por Ele, logicamente sabe se é possível um arrependimento, basta nos lembrarmos de Jonas e Nínive, Deus sabia que o povo poderia se arrepender de suas práticas e enviou um profeta até eles, ou seja, se Ele matou é porque não havia mesmo essa possibilidade de quebrantamento.

O que nos falta pensar é: Porque que nos dias de hoje ninguém morre assim, por fogo direto do céu ou o mar engolindo vilões do cristianismo? Na verdade o que vemos deste nível hoje são o que chamamos de “desastres naturais”, que sabemos que de naturais não tem nada, uma vez que são uma resposta do planeta aos maus tratos do homem durante anos e anos. Será que Deus não se preocupa mais com a contaminação de Seus filhos?  Ou será que Seu coração não dói tanto quanto doía antes?
Nada disso! Na verdade é aí que Deus nos joga a responsabilidade, se Deus não mata hoje, é porque esse mundo pode se arrepender de seus pecados! E nós temos a obrigação de levar as boas novas à eles. Agora que, graças a Jesus, a Salvação está aberta a todos, temos que ser os pés bem aventurados que levam o evangelho do Reino até os confins da terra.

Meu Deus é realmente Tremendo! Fui até Ele com um questionamento sobre Sua Bondade, Ele me respondeu com Amor e ainda jogou a responsabilidade de mostrar Seu Amor à todo ser vivente.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu post amigo, tb já me peguei questionando a respeito, Deus sabe muito bem o que faz para engrandecimento do seu povo, algumas coisas estão além do nosso entendimento, pois não temos a mesma visão de anos luz na frente. Atitudes do Senhor, com certeza mudaram nações, a vinda de Jesus foi uma delas...bastamos ter confiança, mesmo muitas das vezes não entendendo nada, o melhor sempre estar por vir...continue persistente na obra, ele vê seu sacrifício, ele conhece todos os nossos corações. A paz meu irmão !

    ResponderExcluir